O ano de 2023 iniciou em ritmo acelerado na Pórtico. Muitas obras em andamento, algumas iniciando, e assim nos mantemos antenados às novidades do mercado da construção civil.
Preparamos para você um apanhado de três tendências do ramo, que vão da sustentabilidade à tecnologia, para você conhecer ainda mais os benefícios do nosso trabalho.
- Pavilhão pré-moldados ou pré-fabricados
A primeira tendência destacada pela Pórtico não poderia ser outra, senão as estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas, como você preferir chamar. Há algum tempo, elas já quebram paradigmas na construção civil e neste ano seguem sendo a preferência de quem procura agilidade e ótimo custo-benefício.
As estruturas pré-fabricadas, como o nome já diz, são feitas dentro da indústria, a partir de um projeto prévio – seguem exatamente o design desenvolvido por arquitetos ou engenheiros. Isto facilita o planejamento e permite inovar com segurança, testando e analisando parte a parte do projeto.
Dentre os demais benefícios das estruturas pré-fabricadas estão a agilidade empregada à construção dos pavilhões; a qualidade e durabilidade – garantidas por meio do rigoroso processo de fabricação e tecnologia de ponta aplicada; além da padronização e economia na obra.
2. Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em voga na construção civil. O consumo consciente de água e energia, bem como o uso de materiais ecológicos estão entre os principais objetivos dos profissionais do setor neste ano.
E aí, surgem novamente como tendência as estruturas pré-fabricadas. A utilização delas na construção de pavilhões garante o mínimo de resíduos nas obras, assim, destina-se menos lixo no meio ambiente, conservação do solo e recursos hídricos.
Aqui na Pórtico nós também utilizamos a energia de placas fotovoltaicas para reduzir o consumo de energia elétrica. Hoje possuímos 126 placas instaladas, ocupando um total de 252 metros quadrados.
3. Tecnologia em alta
A terceira tendência destacada pela Pórtico é o uso da tecnologia na construção civil. Diversos softwares vêm sendo usados para acelerar, otimizar a gestão e, principalmente, reduzir o custo final das obras.
Por meio da inteligência artificial é possível visualizar como mais clareza os indicadores do projeto e prever com mais facilidade situações ao longo da obra. Já a realidade virtual, que chamamos de renderização, propicia que tenhamos em mãos o projeto cada vez mais detalhado. É como se conseguíssemos estar dentro da obra antes mesmo dela ter iniciado.
>> Quer saber mais sobre todos os benefícios que a Pórtico pode trazer à sua obra? Clique no botão de Whatsapp no canto direito da tela e agende uma visita com o nosso Departamento Comercial.
Você também pode baixar nosso catálogo, na barra superior da tela 😉





